Ibope: Lula lidera com folga, e Bolsonaro deixa os tucanos para trás

Ibope aponta mais uma liderança de Lula numa pesquisa à presidência da república.

Umas das pesquisas mais esperadas pelo mundo político, devido ao prestígio histórico do Ibope nesta área, apresentou o presidente Lula na liderança para as eleições de 2018. Lula está com larga vantagem em relação ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), os números apontam 35% para Lula e apenas 13% para Bolsonaro – uma diferença de 22 pontos à frente. A pesquisa foi divulgada neste domingo (29) pelo jornal O Globo.

A pesquisa do Ibope confirma o que os outros institutos vieram apresentando, uma vitória de Lula em 2018. Em todas as pesquisas dos principiais institutos, o petista aparece à frente de todos os outros candidatos. Bolsonaro, que estaria trocando de partido, para o Patriota, vem numa briga intensa pelos votos do PSDB, pois segundo especialistas os votos que fizeram Bolsonaro sair na frente dos outros candidatos vêm, principalmente, de eleitores que votavam nos tucanos.

Em dois cenários desta pesquisa, Lula lidera com tranquilidade. Na estimulada, por exemplo, onde é apresentado os nomes aos entrevistados, o petista aparece com 35% dos votos:

Lula 35%

Bolsonaro 13%

Marina 8%

Alckmin 5%

Hulk 5%

Doria 4%

Ciro 3%

Neste cenário os votos em brancos e nulos somam 18%. Não sabiam em que votar foram 5% dos votos.

Em um cenário sem o nome de Lula na pesquisa, mais de 35% dos eleitores prefeririam não votar ou anular o voto.

Já noutro cenário, no chamado espontânea, onde não se oferece nenhum nome na pesquisa, e o entrevistado é quem escolhe, Lula também lidera:

Lula 26%

Bolsonaro 9%

Marina 2%

Dilma 1%

Ciro 1%

Alckmin 1%

Temer 1%

Esta pesquisa ouviu entrevistados em todos os Estados brasileiros entre os dias 18 e 22 de outubro, a margem de erro é de dois pontos percentuais.

Publicado por Thyago Humberto em 30 de outubro às 13:21.

Comentários

Deixe uma resposta