Lançamento do livro Dicionário de Educadores e Educadoras em Goiás: Séculos XVIII – XXI

Escrito por várias mãos (cento e vinte e nove autores/as), o Dicionário de Educadores e Educadoras em Goiás: Séculos XVIII/XXI disponibiliza verbetes de mulheres e homens atuantes em variados lugares de educar da capitania, província e estado de Goiás.

São cento e quatro de pessoas que socializaram conhecimentos, ensinaram sob diferentes chãos e contribuíram na formação de gerações não somente por intermédio do magistério, mas também em movimentos artísticos, literários, sindicais, sociais, jornalísticos e outros em que os processos educativos acontecem.

Educar, nos aspectos de sujeitos, lugares, formas, etc, insere-se no contexto histórico, social e cultural com suas ambuiguidades e contradições próprias da história. Em um material como este, tão pequeno no universo de gente que educa, há evidentes lacunas, no entanto, vale olhar, com a lente da história, a multiplicidade dos que fazem este Dicionário, ressalvando que atitudes e ações consideradas corriqueiras hoje só existem porque foram construídas no passado por homens e mulheres que já não estão entre nós, mas que são (sempre) dignos de nosso reconhecimento. Ensinar, ou educar, são atos políticos e sociais, e não acontecem de forma oculta, harmônica, romântica, são atos exaustivos, exigentes, surpreendentes e lotados de contradições!

Lançamento dia 08 de dezembro de 2017 às 18:00 horas na Faculdade de Educação da UFG.

Publicado pela Redação em 10 de novembro às 16:02.

Comentários

Deixe uma resposta